quinta-feira, 30 de maio de 2013

PENSA QUE ACABOU? E A ATIVIDADE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL?

Educação Física no Ensino Fundamental I
Muito mais que corridas, futebol e abdominais
A Educação Física foi vista como meio de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou buscar novos talentos esportivos que representassem a pátria internacionalmente. Hoje, seu reconhecimento como componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 mostra o caráter essencial de sua prática, que é o de integrar-se com outras disciplinas do ensino básico. A Educação Física deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade. A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação e
ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde, beleza e estética.
Exercícios para ser feitos na escola e em casa
As aulas de Educação Física dos alunos da 2a série da Escola Municipal Henfil, em Recife (PE), não se limitam às quadras esportivas. Quando voltam para a classe, fazem redações sobre as situações vividas nas quadras. Empolgados, eles produzem textos mais vivos e ricos. Em casa, as tarefas continuam. As crianças pesquisam brincadeiras, danças e
jogos que os pais e avós praticavam quando pequenos.
Segundo propõem os PCN, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades ao longo das oito primeiras séries:
Participar de atividades corporais. Ou seja, os alunos devem manter relações equilibradas e construtivas com os colegas, respeitando as características físicas e o desempenho de cada um.
Manter uma atitude de respeito e repudiar a violência. Situações lúdicas e esportivas
devem desenvolver a solidariedade.
Aprender com a pluralidade. Conhecer diferentes manifestações de cultura corporal é
uma forma de integrar pessoas e grupos sociais.
Ser capaz de reconhecer-se como integrante do ambiente. Os alunos devem adotar
hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, percebendo seus efeitos sobre as próprias condições de saúde e sobre a melhoria da saúde de todos.
Praticar atividades de forma equilibrada. A regularidade e a perseverança, regulando e
dosando o esforço de acordo com as possibilidades de cada um, permitem o aperfeiçoamento das competências corporais.
Reconhecer as condições de trabalho
As melhores atividades para as quatro séries iniciais
Quando chegam à escola, as crianças trazem algum conhecimento sobre o corpo e o
movimento. Se puderam conviver e brincar com amigos e irmãos ou explorar diversos
espaços, elas já conhecem muitos jogos e brincadeiras. Mas, mesmo com pouca experiências desse tipo, elas podem viver, na escola, novas situações de desafios corporais. Veja o que se espera do aluno e algumas sugestões para facilitar  seu trabalho:

No primeiro ciclo
Conhecer seus limites e possibilidades
para estabelecer as próprias metas.
Compreender, valorizar e saber usufruir as
diferentes manifestações culturais.
Organizar jogos, brincadeiras e outras
atividades lúdicas.

No segundo ciclo
Nas atividades corporais, respeitar o
desempenho do colega, sem discriminações de
nenhuma natureza.
Manter o respeito mútuo, a dignidade e a
solidariedade em situações lúdicas e esportivas,
resolvendo conflitos de forma pacífica.
Saber que organizar jogos e brincadeiras é
um modo de usufruir o tempo disponível.
Conhecer seus limites e possibilidades
para controlar atividades corporais com autonomia,
entendendo que esta é uma maneira de
manter a saúde.
Analisar os padrões de estética, beleza e
saúde como parte da cultura que os produz e
criticar o consumismo.
entender as diferentes manifestações da
cultura corporal sem discriminação nem preconceito,
valorizando e participando delas.

Dica
Todas as crianças aprendem, com a
família, com amigos ou pela televisão,
jogos ou brincadeiras que envolvem
movimentos. Durante as aulas de
Educação Física, crie oportunidades
para que elas possam compartilhar
essas experiências com os colegas.
Dica
Debata com os estudantes como os
meios de comunicação apresentam
tais padrões e peça relacionem os
tipos físicos exibidos nas propagandas
com o consumo de produtos.
Dica
Mostre um vídeo ou leve seus alunos
para assistir a uma apresentação de
dança, de capoeira ou a um jogo de
futebol. Eles poderão observar a
beleza dos movimentos e avaliar as
técnicas empregadas. É importante
que percebam as várias opções de
atividades corporais e a diversidade
de manifestações.

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/educacao-fisica-1a-4a-serie-424531.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário